Como fazer um Briefing de Render 3D Perfeito : 9 Dicas

Quando surge a necessidade de contratar um serviço especializado para terceirizar uma parte do trabalho, surgem também as dúvidas acerca da melhor abordagem e comunicação possíveis para que se consiga explicar de forma clara e explícita as intenções e objetivos do trabalho.

Um briefing para um serviço de Renders 3D é um pacote no qual os clientes dão instruções e ideias sobre um projeto de produção de imagens 3D a um artista ou empresa especializada. Um briefing eficaz resume o projeto e fornece toda a informação relevante necessária para completar o trabalho com sucesso. 

Um briefing claro, eficaz e conciso para a elaboração de um projecto em 3D é essencial pelas seguintes razões:

  • Enquadra a equipa 3D com as expectativas do cliente;

  • Facilita a obtenção dos resultados desejados;

  • Melhora o fluxo de trabalho e a gestão dos projectos;

  • Mitiga os mal-entendidos;

  • Estabelece uma ligação entre a equipa 3D e o cliente;

  • Permite fazer um orçamento ajustado;

Ao longo deste post encontrará orientações de como criar um briefing eficaz para serviços 3D. Oferecemos um guia fácil e simples, passo a passo, para elaborar o briefing perfeito para um projecto de render 3D:

  • Objectivo do Projecto;

  • Documentos e Informação do Projecto;

  • Público-Alvo;

  • Tipos de visualizações 3D;

  • Conceito de visualização;

  • Acabamentos;

  • Detalhes para tornar o render realista;

  • Calendarização.

1 – Identificar o Objectivo do Projecto

O objectivo deste projecto é mostrar “o quê” a “quem” para “um resultado desejado”

A fórmula acima sumariza este ponto. É importante que esta frase seja concisa e forneça informação de valor à equipa 3D, havendo a necessidade de ir além do óbvio, usando esta frase como um sumário do projecto inteiro, oferecendo uma boa introdução

Estruturar o propósito de forma a responder a perguntas fundamentais:

  • Qual é o tipo de bens imobiliários que está a tentar mostrar?

  • Quem é o público-alvo?

  • Qual é o efeito que está a tentar alcançar?

2- Documentos e Informação do Projecto

Tradicionalmente qualquer projecto comunica toda a sua informação através de um pacote de elementos escritos e desenhados. Quer seja esquissos, desenhos técnicos, fichas técnicas, mapas, toda a informação que possa passar à equipa responsável pelas imagens 3D é uma mais valia. Toda informação disponibilizada garante uma aproximação das imagens à realidade, reduzindo tempos e custos. Entre a informação mais relevante está:

  • Plantas, Cortes e Alçados;

  • Implantação;

  • Projecto de Paisagismo;

  • Planta de Iluminação;

  • Detalhes Construtivos relevantes;

  • Levantamento Fotográfico;

  • Pormenores de Escadas, Instalações Sanitárias, Cozinhas, etc;

  • Mapas de Acabamentos;

  • Fichas de equipamentos.

Qualquer outro elemento que considere relevante na produção fidedigna do trabalho. Lembre-se que é da máxima importância a validade de toda a informação que está a entregar e que a equipa 3D deverá ser atempadamente alertada para a possibilidade de alterações no seguimento do projecto.

3 – Descrever o Público-Alvo

Conhecer os objectivos do público-alvo ajuda o artista a compreender que tipo de renderização preferem ver. É por isso que a nossa próxima tarefa no nosso briefing é fazer o perfil do espectador ideal.

Faça a si próprio estas perguntas:

  • Quem é o público-alvo ideal das visualizações 3D?

  • Quais são os requisitos para aquela propriedade / design de interiores?

  • Há algum tipo de problemas que se estejam a tentar resolver através de soluções arquitectónicas?

  • Houve algum pedido ou recomendação específica que lhe tenham dado para criar o desenho que está a visualizar?

Quando se trata de visualizações arquitectónicas que têm como objectivo marketing promocional em 3D é importante que se partilhe a informação e pontos principais do foco do seu cliente, tais como:

  • Profissão e Rendimento anual

  • Valores e Objectivos que influenciam as compras e decisões

  • Situação actual de habitação

  • Interesses, incluindo o nicho de social media em que se incluem e marcas com que se identificam

Ao partilhar este tipo de informação com o artista responsável pelas visualizações 3D, ajuda a compreender o tipo de imagem e características que procuram e deixam o seu público alvo impressionado.

4 – Escolher os Tipos de Visualizações 3D

Dependendo dos objectivos da sua apresentação, tem à disposição vários tipos de Renders 3D que pode escolher incluir. A par do tipo de visualização de que necessita, deve pensar também no número de imagens. O tipo de comunicação que quer manter com o seu público é da maior importância, muitas vezes tende-se a escolher imagens meramente demonstrativas, nas quais se sacrifica a composição e atractividade para tentar mostrar todo o espaço em poucas visualizações.

Faça as seguintes perguntas:

  • Quais são os pontos fortes do projecto que quero mostrar?

  • Deverei dedicar algumas imagens para demonstrar esses pontos e destacar-me da concorrência?

  • Quais as imagens necessárias para comunicar o projecto como um todo?

  • Deverei inserir o projecto na envolvente ou focar-me nos espaços privados?

Lembre-se que, apesar de poder acarretar um maior investimento, as imagens deverão ter em vista a comunicação e mostrar o seu projecto na sua melhor perspectiva.

Exterior

Este tipo de imagem 3D mostra o edifício a partir do exterior. É especialmente relevante para o ramo da arquitectura e do desenvolvimento imobiliário que queiram apresentar um novo projecto. A imagem exterior pode apresentar ambientes detalhados como ruas, vedações, árvores, veículos e pessoas.

Interior

Pode-se utilizar estes pontos de vista interiores para mostrar quartos, apartamentos ou casas. As imagens 3D realistas são altamente eficazes para proporcionar uma experiência imersiva porque mostram mobiliário, cores, luz, materiais, e outros detalhes.

Aérea

Exibe um edifício a partir de uma vista aérea de forma a visualizar como se enquadra no bairro. Toda ou a maior parte da estrutura do edifício é visível, juntamente com as características da paisagem.

Planta Humanizada

Mostrar aos clientes a disposição do piso ajuda a compreender a orientação e o tamanho do local. Pode fazer sugestões sobre como planear o mobiliário e outros objectos na planta, ou discutir esses detalhes com os clientes.

Animação

Para dar aos clientes um forte sentido das características da propriedade, utilizam-se software de animação para animar o modelo. Para os clientes, é uma oportunidade perfeita de ver como seria viver no interior da propriedade.

VR360

A Visita Virtual é uma ferramenta poderosa que nos permite experienciar o espaço não construído de uma nova forma. Pode oferecer uma experiência incomparável, única e imersiva, mostrando aos clientes como é estar no futuro. 

5 – Descreva as Especificações

O conceito e as especificações são basicamente a descrição do que se espera das Imagens 3D. Este descreve o que as imagens finais devem reflectir e como devem ajudar a atingir os objetivos do projecto. Em última análise devem clarificar os seguintes pontos:

  • O estilo das imagens

  • Resolução e Formatos necessários

  • Os ângulos de câmera e pontos de vista pretendidos

  • A apresentação de pessoas, veículos ou outros elementos ou objectos considerados relevantes;

  • Condições atmosféricas e de envolvente.

Como descrever estes pontos?

Tente responder através de bullet points numa lista ou através de imagens de referência. Isto ajuda a clarificar as ideias e a organizar os documentos ordenadamente.

Um exemplo recorrente é o caso do enquadramento na envolvente. É essencial decidir se o edifício será representado na sua envolvente real ou numa envolvente conceptual, se esse enquadramento deve ser através de fotomontagem no local ou através da correcta modelação da sua envolvente.

6 – Identificação de Acabamentos

As imagens 3D fotorealistas exigem um planeamento cuidado e detalhado. É da máxima importância que o artista compreenda especificamente os acabamentos e detalhes desejados na representação do espaço. A inclusão de desenhos de detalhe e de listas de acabamento detalhadas é da maior importância. Ainda melhor quando acompanhadas de imagens de referências específicas. O mesmo se aplica à necessidade de mobiliário fixo ou móvel específico. Através destas referências o artista pode extrair tons e cores específicas e aproximar-se mais facilmente da imagem que espera.

7 – Adicionar Pequenos Detalhes

Uma das razões pelas quais as imagens 3D são tão populares é por terem um grande número de detalhes. Isto permite uma maior capacidade dos clientes se relacionarem emocionalmente.

Acrescentar detalhes que espelham a vivência dos espaços estimula a imaginação do cliente. Ao acrescentar uma chávena de café ou um livro em cima da mesa atribui uma camada de realismo e ligação emocional. Estimula os seus clientes a imaginarem-se a trabalhar naquele escritório, a ler um livro enquanto relaxa no fim de um longo dia de trabalho.

Considere partilhar estas visualizações nas redes sociais como parte da sua campanha de marketing de conteúdos. É uma excelente forma de impressionar potenciais clientes e de mostrar os seus projectos a grandes audiências.

8 – Especificar Deadlines

Se o seu projecto tem prazos, considere-os no seu briefing. Desta forma, ajudará a organizar o seu trabalho para entregar as visualizações até à data especificada.

Não se esqueça de estabelecer prazos realistas. Dependendo do tipo de visualização, a criação de uma única imagem pode demorar entre algumas horas a alguns dias. Portanto, se precisar de algo urgente, avise a equipa 3D imediatamente.

9 – Material Adicional

Há algum material extra que possa ajudar o desenhador de renderização 3D a fazer um excelente trabalho? Desde renders 3D, modelos 3D, vídeos, desenhos, animações, esquemas, objectos, fotografias, memórias descritivas ou quaisquer outros ficheiros ou elementos relacionados com o seu projecto. Lembre-se que quanto mais informação relevante disponibilizar à equipa 3D, mais aproximamos o nosso resultado final da sua expectativa.

Todos estes materiais adicionais ajudam a equipa 3D a perceber a sua visão e a criar uma visualização 3D de acordo com a sua visão. De qualquer forma, é importante consultar com o designer 3D ou com a empresa 3D a quem entregará o serviço e perguntar quais os elementos que necessita e a informação que lhe será mais útil.

Considerações Finais

Enquanto no passado se recorriam a esquissos e maquetas para comunicar projectos, hoje em dia as Imagens 3D assumem esse papel de forma quase totalitária. Independentemente do objectivo final dos renders 3D, percebemos o seu papel fundamental na comunicação de um projecto. Quer seja para atrair clientes, fazer comercialização ou comunicar uma obra arquitectónica a crescente exigência de Imagens 3D de qualidade leva a que seja necessário contratar pessoal especializado na área para o elaborar. 

Um briefing claro e bem estruturado para os serviços de imagens 3D permite poupar muito tempo e dinheiro. E mais importante, vai permitir ter as imagens de acordo com as expectativas, mitigando os riscos de má comunicação ou de falta de informação.  

 

Quer saber mais sobre os nossos serviços e preços de renderização 3D?