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Como fazer um Briefing de Render 3D Perfeito : 9 Dicas
Quando surge a necessidade de contratar um serviço especializado para terceirizar uma parte do trabalho, surgem também as dúvidas acerca da melhor abordagem e comunicação possíveis para que se consiga explicar de forma clara e explícita as intenções e objetivos do trabalho.
Um briefing para um serviço de Renders 3D é um pacote no qual os clientes dão instruções e ideias sobre um projeto de produção de imagens 3D a um artista ou empresa especializada. Um briefing eficaz resume o projeto e fornece toda a informação relevante necessária para completar o trabalho com sucesso.
Um briefing claro, eficaz e conciso para a elaboração de um projecto em 3D é essencial pelas seguintes razões:
Enquadra a equipa 3D com as expectativas do cliente;
Facilita a obtenção dos resultados desejados;
Melhora o fluxo de trabalho e a gestão dos projectos;
Mitiga os mal-entendidos;
Estabelece uma ligação entre a equipa 3D e o cliente;
Permite fazer um orçamento ajustado;
Ao longo deste post encontrará orientações de como criar um briefing eficaz para serviços 3D. Oferecemos um guia fácil e simples, passo a passo, para elaborar o briefing perfeito para um projecto de render 3D:
Objectivo do Projecto;
Documentos e Informação do Projecto;
Público-Alvo;
Tipos de visualizações 3D;
Conceito de visualização;
Acabamentos;
Detalhes para tornar o render realista;
Calendarização.
1 – Identificar o Objectivo do Projecto
O objectivo deste projecto é mostrar “o quê” a “quem” para “um resultado desejado”
A fórmula acima sumariza este ponto. É importante que esta frase seja concisa e forneça informação de valor à equipa 3D, havendo a necessidade de ir além do óbvio, usando esta frase como um sumário do projecto inteiro, oferecendo uma boa introdução.
Estruturar o propósito de forma a responder a perguntas fundamentais:
Qual é o tipo de bens imobiliários que está a tentar mostrar?
Quem é o público-alvo?
Qual é o efeito que está a tentar alcançar?
2- Documentos e Informação do Projecto
Tradicionalmente qualquer projecto comunica toda a sua informação através de um pacote de elementos escritos e desenhados. Quer seja esquissos, desenhos técnicos, fichas técnicas, mapas, toda a informação que possa passar à equipa responsável pelas imagens 3D é uma mais valia. Toda informação disponibilizada garante uma aproximação das imagens à realidade, reduzindo tempos e custos. Entre a informação mais relevante está:
Plantas, Cortes e Alçados;
Implantação;
Projecto de Paisagismo;
Planta de Iluminação;
Detalhes Construtivos relevantes;
Levantamento Fotográfico;
Pormenores de Escadas, Instalações Sanitárias, Cozinhas, etc;
Mapas de Acabamentos;
Fichas de equipamentos.
Qualquer outro elemento que considere relevante na produção fidedigna do trabalho. Lembre-se que é da máxima importância a validade de toda a informação que está a entregar e que a equipa 3D deverá ser atempadamente alertada para a possibilidade de alterações no seguimento do projecto.
3 – Descrever o Público-Alvo
Conhecer os objectivos do público-alvo ajuda o artista a compreender que tipo de renderização preferem ver. É por isso que a nossa próxima tarefa no nosso briefing é fazer o perfil do espectador ideal.
Faça a si próprio estas perguntas:
Quem é o público-alvo ideal das visualizações 3D?
Quais são os requisitos para aquela propriedade / design de interiores?
Há algum tipo de problemas que se estejam a tentar resolver através de soluções arquitectónicas?
Houve algum pedido ou recomendação específica que lhe tenham dado para criar o desenho que está a visualizar?
Quando se trata de visualizações arquitectónicas que têm como objectivo marketing promocional em 3D é importante que se partilhe a informação e pontos principais do foco do seu cliente, tais como:
Profissão e Rendimento anual
Valores e Objectivos que influenciam as compras e decisões
Situação actual de habitação
Interesses, incluindo o nicho de social media em que se incluem e marcas com que se identificam
Ao partilhar este tipo de informação com o artista responsável pelas visualizações 3D, ajuda a compreender o tipo de imagem e características que procuram e deixam o seu público alvo impressionado.
4 – Escolher os Tipos de Visualizações 3D
Dependendo dos objectivos da sua apresentação, tem à disposição vários tipos de Renders 3D que pode escolher incluir. A par do tipo de visualização de que necessita, deve pensar também no número de imagens. O tipo de comunicação que quer manter com o seu público é da maior importância, muitas vezes tende-se a escolher imagens meramente demonstrativas, nas quais se sacrifica a composição e atractividade para tentar mostrar todo o espaço em poucas visualizações.
Faça as seguintes perguntas:
Quais são os pontos fortes do projecto que quero mostrar?
Deverei dedicar algumas imagens para demonstrar esses pontos e destacar-me da concorrência?
Quais as imagens necessárias para comunicar o projecto como um todo?
Deverei inserir o projecto na envolvente ou focar-me nos espaços privados?
Lembre-se que, apesar de poder acarretar um maior investimento, as imagens deverão ter em vista a comunicação e mostrar o seu projecto na sua melhor perspectiva.
Exterior
Este tipo de imagem 3D mostra o edifício a partir do exterior. É especialmente relevante para o ramo da arquitectura e do desenvolvimento imobiliário que queiram apresentar um novo projecto. A imagem exterior pode apresentar ambientes detalhados como ruas, vedações, árvores, veículos e pessoas.
Interior
Pode-se utilizar estes pontos de vista interiores para mostrar quartos, apartamentos ou casas. As imagens 3D realistas são altamente eficazes para proporcionar uma experiência imersiva porque mostram mobiliário, cores, luz, materiais, e outros detalhes.
Aérea
Exibe um edifício a partir de uma vista aérea de forma a visualizar como se enquadra no bairro. Toda ou a maior parte da estrutura do edifício é visível, juntamente com as características da paisagem.
Planta Humanizada
Mostrar aos clientes a disposição do piso ajuda a compreender a orientação e o tamanho do local. Pode fazer sugestões sobre como planear o mobiliário e outros objectos na planta, ou discutir esses detalhes com os clientes.
Animação
Para dar aos clientes um forte sentido das características da propriedade, utilizam-se software de animação para animar o modelo. Para os clientes, é uma oportunidade perfeita de ver como seria viver no interior da propriedade.
VR360
A Visita Virtual é uma ferramenta poderosa que nos permite experienciar o espaço não construído de uma nova forma. Pode oferecer uma experiência incomparável, única e imersiva, mostrando aos clientes como é estar no futuro.
5 – Descreva as Especificações
O conceito e as especificações são basicamente a descrição do que se espera das Imagens 3D. Este descreve o que as imagens finais devem reflectir e como devem ajudar a atingir os objetivos do projecto. Em última análise devem clarificar os seguintes pontos:
O estilo das imagens
Resolução e Formatos necessários
Os ângulos de câmera e pontos de vista pretendidos
A apresentação de pessoas, veículos ou outros elementos ou objectos considerados relevantes;
Condições atmosféricas e de envolvente.