7 Formas como o 3D mudou o mundo da arquitectura

Antigamente o processo de planeamento arquitectónico baseava-se na utilização de papel e caneta. Por vezes maquete. No entanto, os métodos tradicionais como desenhos e plantas não ofereciam uma comunicação do projecto de forma clara e perceptível, exigindo imaginação por parte do cliente. Ao longo dos últimos anos o paradigma mudou. Nos dias que correm tornou-se padrão recorrer a ferramentas 3D no processo de arquitectura e design. 

Com a difusão de softwares de modelação e rendering 3D, a representação de arquitectura através de Computer-Generated Image já não é só futuro, é a realidade do nosso presente. Devido às capacidades concedidas por esta tecnologia e aos benefícios adjacentes, a necessidade de serviços de Modelação e Render 3D arquitectónico tem vindo a aumentar exponencialmente. E traz consigo uma mudança profunda na forma como os arquitectos fazem o seu trabalho.

1 – Comunicação

A apresentação de um projecto é essencial na comunicação com potenciais clientes. Reconhecendo que nem todos têm uma capacidade de visualização clara de todos os aspectos do projecto, é necessária uma apresentação detalhada e extremamente visual. Apesar de desenhos, esquissos e maquetas serem essenciais para o processo arquitectónico, a sua linguagem nem sempre é clara para o cliente. As ferramentas tradicionais de representação estão, progressivamente, a dar lugar às ferramentas digitais arquitetónicas no campo da comunicação.

O realismo oferecido pelos renders 3D foto realistas permite-lhe transmitir ideias de qualquer complexidade a pessoas sem conhecimentos específicos de arquitectura. Facilita também a apresentação de várias opções e soluções conceptuais e permite uma maior margem de discussão e optimização do projecto.

2- Flexibilidade

Ao recorrer a uma visualização arquitectónica, permite não só transmitir os conceitos de uma forma clara mas também abre espaço a uma discussão mais simplificada sobre as optimizações de variadas soluções com o seu cliente.

Ao longo do processo de desenvolvimento de um projecto há vários momentos em que surge a necessidade de alterações e optimização. Desde alterações de conceito, nas plantas e mesmo correções na fase final do projecto, a modelação 3D arquitectónica facilita e agiliza este processo.

Um arquitecto não tem de perder tempo a redesenhar um esboço, porque um modelo com espaços reais facilita a observação de erros antes do início do processo de construção. Quando toda a informação é digital, é fácil alterar um projecto em qualquer altura.

3 – Comunicação entre Especialidades e detecção de erros

A possibilidade e flexibilidade de modificar e manipular facilmente modelos 3D altera drasticamente a forma como se desenvolve um projecto. A viabilidade em detectar erros e omissões ao longo do processo, examinar estruturas e identificar quaisquer falhas de design permite uma poupança de tempos e recursos.

Ferramentas e Softwares digitais das diferentes especialidades estão hoje em dia optimizados para permitir a partilha e cruzamento da informação, sendo capazes de agilizar o processo de desenvolvimento do projecto mas também de minimizar as falhas que, de outra forma, seriam apenas detectadas ao longo da sua construção, permitindo assim resolver atempadamente problemas que possivelmente atrasariam a obra, no que se traduziria em transtorno com perdas de tempo e dinheiro.

 

4 – Aprimorar os Concursos de Arquitectura

Concursos de Arquitectura não são só uma óptima forma de estimular a criatividade, encorajam o lado competitivo das equipas a alcançar projectos que os entusiasmam pelas mais diversas razões. Em Concursos de Arquitectura é extremamente importante a apresentação clara do conceito e do projecto. O recurso a renderings 3D permite mostrar os trabalhos conceptuais mais ousados e extravagantes em concursos tornando-os claros e apelativos. Os artistas 3D asseguram-se sempre de que transmitem as ideias e desenhos dos clientes fiéis à sua visão. A renderização 3D de alta qualidade ajuda a transmitir a atmosfera e o espírito dos conceitos, permitindo deslumbrar o júri com um nível ultra elevado de detalhe e elementos contextuais cuidadosamente seleccionados.

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5 – Portfólio e Publicações

O portfólio de um arquitecto é sem dúvida o espelho da sua identidade enquanto profissional. A representação do seu talento e competências são fulcrais. Recorrer a visualizações 3D é uma opção altamente vantajosa. Qualquer projecto conceptual ou real, construído ou em desenvolvimento, tem capacidade para ser apresentado com a sua melhor luz e nos melhores ângulos, sem falhas. As imagens 3D foto realistas mostrarão as suas capacidades artísticas e técnicas, tornando o seu portfólio altamente apelativo e um chamariz para clientes e investidores.

Um dos grandes objetivos de muitos arquitectos é verem a sua obra publicada num meio de comunicação especializado como é o caso do Architectural Digest, Dezeen ou o ArchDaily.  Estes meios de comunicação altamente aclamados requerem visuais de alta qualidade para as suas publicações. Com a renderização digital, obtê-los é mais fácil do que nunca. Mesmo que algumas das suas melhores obras estejam ainda em construção ou numa fase de concepção, pode realçar as mesmas e ganhar visibilidade na indústria.

6 – Oportunidades de Marketing

Nos dias que correm, as estratégias de marketing são da maior importância para qualquer área de intervenção. No caso específico dos arquitectos, é fundamental comercializar bem os projectos, uma vez que é um dos factores chave para o seu sucesso. Frequentemente utilizados para atrair novos clientes e fazer comercialização, as renderizações 3D permitem comunicar a obra arquitectónica antes do término da construção.

As visualizações em 3D são uma forma rentável e interessante de levar as pessoas a repararem no seu projecto. A exibição de modelos 3D em websites e redes sociais é uma das melhores formas de utilizar a renderização e visualização 3D, à medida que os clientes obtêm uma imagem clara do que podem esperar de si.

 

7- Posicionamento nas Redes Sociais

Actualmente nenhum negócio, seja qual for a sua escala, pode passar sem uma forte presença nas Redes Sociais. Construir e gerir um perfil impressionante requer agora muito conteúdo apelativo. O branding e a identidade da empresa definem o seu posicionamento no mercado e ditam a forma como a empresa é percepcionada pela audiência geral. Esta percepção é fundamental não só para garantir uma boa imagem da empresa como também para atrair e segurar clientes.

Felizmente a renderização 3D ajuda-o a resolver o problema de produção de conteúdo de qualidade. Mesmo que disponha de uma porção pequena de projectos para mostrar, pode obter múltiplas perspectivas diferentes, mostrá-los com diferentes materiais, soluções, cenários e/ou condições. O mesmo projecto pode ser mostrado ao longo das várias horas do dia, estações do ano, entre outros. Isto permite-lhe publicar regularmente, aumentar o público, criar consciência da marca e ganhar reconhecimento entre os seus pares. É uma receita de sucesso para a captação de novos clientes e novos projectos emocionantes.

 

Concluindo, esta nova realidade da modelação 3D e representação arquitectónica traz consigo uma mudança de paradigma no mundo do arquitecto. Hoje, as ferramentas tradicionais de representação são cada vez menos utilizadas na comunicação do projecto. A flexibilidade e partilha de informação adicionam um novo campo comum entre as diversas especialidades, permitindo uma grande poupança de recursos. Cada vez mais a comunicação e propaganda são fundamentais no exercício da profissão, tornando-se essenciais tanto no campo do desenvolvimento do trabalho quanto na comunicação externa com potenciais clientes, sublinhando o valor da marca e o seu posicionamento no mercado.

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